sexta-feira, 28 de maio de 2010

Carta e envelope enviados a Paul P. Harris por Grace Irene Mann em 24 de abril de 1906.

Momentos Históricos: As cartas de Grace Irene Mann
Por Susan Hanf
Notícias do Rotary International
20 de maio de 2010

O fundador do Rotary, Paul P. Harris, teve um romance pouco divulgado antes de conhecer sua esposa, Jean.
Grace Irene Mann pertencia a uma proeminente família da Flórida, EUA. Harris a conheceu em 1905, durante uma visita a seu amigo e antigo chefe, George C. Clark, em Jacksonville.
Os dois trocaram diversas cartas, através das quais demonstravam afeição mútua e falavam sobre assuntos familiares, teologia e filosofia. Ele contou a ela que estava procurando um lugar para as reuniões do Rotary Club de Chicago e compartilhou detalhes sobre os Estatutos Prescritos para o Clube.
Mann respondia a suas notícias sobre o Rotary com entusiasmo:
Eu me interesso muito pelos Estatutos e o Regimento Interno de seu Rotary Club porque eles foram escritos por você. ... Acho que você abordou tudo de uma forma compacta e simples. ... O Regimento Interno é muito bom.
De acordo com as cartas, o assunto casamento foi trazido à tona no outono de 1906. No entanto, a família de Mann não apoiou a ideia.
A troca de correspondências chegou ao fim em maio de 1907. Em sua última carta, Paul Harris escreveu:
Eu desejo a você muita sorte no futuro e espero que se torne uma grande mulher. ... Seja feliz. Atenciosamente, Paul P. Harris
Harris devolveu as cartas que dela recebeu, como era de costume. Quando Mann casou-se com John Murrell Bell, em junho de 1910, ela as guardou no sótão da casa de sua irmã, May Mann Jennings. As cartas lá ficaram até que a residência foi demolida, em 1963, quando, então, foram entregues à filha mais velha de Mann, Elizabeth.
Em 1997, Grace Bell Rogers, outra filha de Mann, doou as cartas ao Rotary International.

Nenhum comentário:

Postar um comentário