quarta-feira, 26 de maio de 2010

Secretário-Geral da ONU chega ao Rio de Janeiro

Secretário-Geral da ONU chega ao Rio de Janeiro, amanhã. Saiba o programa da visita26 de maio de 2010 · Comunicados à imprensaAmanhã, quinta-feira, dia 27 de maio de 2010, chega ao Rio de Janeiro o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.
Durante os dois dias que ficará na cidade – em sua primeira visita ao Rio como Secretário-Geral da ONU – terá uma agenda intensa. O Secretário-Geral vem para participar do III Fórum da Aliança de Civilizações das Nações Unidas que acontece no Rio entre os dias 27 e 29 de maio de 2010 com o tema “Unindo as Culturas, Construindo a Paz”.
PROGRAMA DA VISITA Coletiva de ImprensaSua primeira atividade oficial será receber a imprensa em coletiva às 10h45 no salão Itaipu B do Rio Othon Palace (Avenida Atlântica, 3264 – Copacabana, Rio de Janeiro). Na ocasião, ele explicará aos jornalistas os diversos motivos de sua visita ao País e logo depois responderá a perguntas da mídia.
Por motivos de segurança os jornalistas devem chegar ao local às 10h00 já que todos os equipamentos deverão ser revistados pelos agentes de segurança. Por isso, solicitamos aos profissionais de imprensa que levem somente os materiais estritamente necessários para o cumprimento de suas funções.
Não será necessário realizar credenciamento prévio, porém todos os jornalistas deverão ter documentos de identidade e portar, em local visível, crachás de seus respectivos órgãos de imprensa.
Ninguém poderá entrar na sala depois de iniciada a coletiva. Visita a Babilônia – Chapéu MangueiraÀs 14h00 o Secretário-Geral, acompanhado de sua esposa, a Sra. Ban Soon-taek, do Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e de representantes do Sistema das Nações Unidas no Brasil, realizará uma visita à comunidade Babilônia/Chapéu Mangueira.Logo na entrada do local, o Secretário-Geral será recebido pelo líder comunitário, Carlos Paló, e outras lideranças comunitárias e por um grupo de jovens que fará uma apresentação de capoeira e de hip-hop.
Logo após ele seguirá para o Centro Comunitário onde doze adolescentes de diversas comunidades cariocas conversarão com o Sr. Ban sobre suas realidades, seu futuro e o que podem fazer para melhorar suas vidas dentro da perspectiva dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
O encontro está sendo organizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (UN-Habitat).Os profissionais de imprensa estão convidados a acompanhar o Secretário-Geral durante a visita à comunidade para fazer cobertura fotográfica e de imagem da mesma.
Não estão previstas declarações à imprensa nem coletivas.Solicitamos aos profissionais de imprensa que se dirijam às 13h45 à praça da comunidade Babilônia – logo na entrada da mesma – onde está pintada uma bandeira brasileira (a praça não tem nome), local onde será realizada a apresentação de dança. Agentes de segurança e moradores da comunidade colaborarão com a mídia indicando o local.
Logo após a apresentação de dança, solicitamos aos jornalistas que fiquem na praça onde foi realizado o evento de dança já que de lá serão acompanhados por agentes de segurança e moradores da comunidade até a sala onde será o encontro com os adolescentes.
Durante esta parte da visita todos os jornalistas deverão portar, em local visível, crachás de seus respectivos órgãos de imprensa e ter documentos de identidade que podem ser solicitados a qualquer momento pela segurança das Nações Unidas.. Homenagem aos peacekeepers brasileirosÀs 16h30 o Secretário-Geral prestará uma homenagem aos militares brasileiros que faziam parte da Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti (MINUSTAH) que perderam suas vidas no terremoto que assolou o Haiti no começo do ano.
Na chegada ao Forte Duque de Caxias, no Leme, Ban Ki-moon passará em revista 62 Capacetes Azuis da ONU – da ativa e veteranos de missões passadas, como o Batalhão de Suez.Logo após ele conversará, em um encontro privado, com familiares dos vinte brasileiros que perderam suas vidas no Haiti: 18 militares, um policial e o Representante Especial do Secretário-Geral da ONU na MINUSTAH, Luiz Carlos da Costa.
Em seguida, o Secretário-Geral participará de uma homenagem aos Capacetes Azuis onde proferirá um discurso alusivo à ocasião.Os jornalistas poderão acompanhar o Secretário-Geral com exceção do encontro com as famílias.. Mais informaçõesValéria SchillingAssessora de ComunicaçãoCentro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio)Tel.: 21-2253-2211Celular: 21-8202-0171Valeria.Schilling@unic.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário