sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Curiosidade sobre Brasília - DF

Brasília é a capital do Distrito Federal e do Brasil. Mas não vamos confundir, Distrito Federal NÃO é um estado, é uma Unidade Federativa. Tem status de estado, mas não o é. E por que isso? Desde a constituição de 1891 a capital do Brasil é neutra, não pertencendo a estado nenhum. Portanto, Brasília é vinculada à União, ao país, e não a um estado.

Brasília é a única cidade do Distrito Federal. Talvez você já tenha ouvido falar da cidade de Taguatinga, Ceilândia, Sobradinho, Planaltina, Núcleo Bandeirante (ou Núcleo BandeiranteS, como o Luciano Huck insistia em chamar em uma das edições do Soletrando). Em Brasília elas são conhecidas como cidades satélites, mas na verdade são regiões administrativas de Brasília. Para quem é de fora entender, funciona mais ou menos como um bairro. Portanto, Brasília e o Distrito Federal são, na prática, a mesma coisa (apesar de "a burguesia da cidade" em geral não aceitar que quem mora em Planaltina vive em Brasília da mesma forma que quem mora no Lago Sul).

O local onde fica Brasília era originalmente território de Goiás. O Distrito Federal faz divisa com Goiás em quase toda sua extensão, porém também faz divisa com Minas Gerais.


Fonte(s): http://euquevivo.blogspot.com/2010/03/um-dia-de-furia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário