quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Colégio GEO SUL e Rotary Club João Pessoa Bancários unidos contra a POLIO

O Rotary Club João Pessoa Bancários, esteve na manhã desta quinta-feira (12/08) no colégio GEO SUL para promover a divulgação do dia "D" da campanha de vacinação contra a Poliomielite que acontecerá no próximo sábado 14 de Agosto. A diretoria do colégio GEO na pessoa do Professor Alfredo e da coordenador Soraia, emprestou todo apoio a campanha, inclusive com a confecção de cartazes de incentivo a imunização "GEOzinho contra a Poliomielite".O Prof João Braga, falou as crianças sobre a importância em comparecer aos postos de vacinação e estimulou a comparecerem ao posto de vacinação do Rotary no próximo sábado onde além da imunização eles encontrarão alegria, brincadeiras, bolas e doces. O Rotary Club distribuiu ainda a cartilha “Histórias surpreendentes sobre a POLIO” – Uma aventura rotária, doada pelo EGD Kleber Toscano ao clube e bonecos do Zé Gotinha para serem montados em papel cartão.
A alegria tomou conta da Vila GEOzinho, quando mais de 100 crianças puderam aprender, brincar e divertir-se com os amigos da Turma do Zé Gotinha.
Rotary Club João Pessoa Bancários
Distrito 4500
Email: rcbancarios@gmail.com

RC Ipiaú-Vale dos Rios (BA): Rotarianos são como heróis

R C João Pessoa Bancários - Forró dos Pais e Posse de Novos Associados


Companheiro(a)s,


O Rotary Club João Pessoa Bancários tem a alegria de convidá-lo para um grande momento de companheirismo que acontecerá no próximo sábado (28/08) a partir das 21:00 hs na sede do R C Bancários, que será o Forró dos Pais com a Banda Forró Puro Xote. As mesas custarão R$ 20,00 e o ingresso individual será ao preço de R$ 5,00. Participe conosco. Informações e aquisição com André: 8878-0201.


Outrossim convidamos para a posse, na segunda-feira (30/08) as 20 hs, de cinco novos associados do Rotary Club João Pessoa Bancários, o que para o Rotary é um momento ímpar de bem receber novos companheiros que se juntarão a nós no ideal de servir.


Contamos com a sua presença.


Saudações Rotárias,

--

João Eduardo Moraes de Melo
Presidente

Rotary Club João Pessoa Bancários
Distrito 4500
Email: rcbancarios@gmail.com
Blog: http://rcjoaopessoabancarios.blogspot.com
Twitter: http://twitter.com/rc_jp_bancarios

Posto de vacinação do Rotary Club João Pessoa Bancários imuniza mais de 300 crianças

Mais de 300 (trezentas) crianças de zero a cinco anos, foram imunizadas neste sábado (14), dia “D” da campanha contra a poliomielite nas duas unidades de postos de vacinação instaladas pelo Rotary Club João Pessoa Bancários nos bairros dos Bancários e Jardim Cidade Universitária.

A ação teve sua abertura as 07:30 hs no Posto de Vacinação da Rua Rosa Lima dos Santos, que contou, além dos companheiros rotarianos do clube, com as presenças da Dra Gilane e do Dr. José Raul Siqueira, representando o Distrito Sanitário III, da Dra Regina Lúcia Fernandes, do Prof. João Braga, assessor de graduação do CCS da UFPB, da Prof. Soraia Carreiro, coordenadora pedagógica do Colégio GEO Sul dos alunos do curso de enfermagem e odontologia da Universidade Federal da Paraiba, dos companheiros Wallace Mendes, coordenador de expansão do Distrito 4500, do EGD Kleber Toscano, coordenador da Fundação Rotária, do companheiro Walter Santos, secretario do Rotary Club João Pessoa, do Padre Marcondes Menezes representando a Paróquia Menino Jesus de Praga.


A Banda Marcial do Colégio Municipal Aruanda abrilhantou o momento, sob a regência do maestro Rossano Socrátes. Após receber a gotinha, as crianças eram encaminhadas ao posto de odontologia onde recebiam orientação sobre a escovação bucal e recebiam o kit escovação.


No posto 2, no bairro de Jardim Cidade Universitária, que foi instalado no largo da Paróquia de Santo Antonio, a Enfermeira Analyanne Cibelle ministrou palestra as crianças da catequese, sobre a importância, causa e efeitos da vacinação contra a Poliomielite.


O palhaço MINGAU realizou um show a parte, com a sua arte em fazer bonecos e figuras com bolas de sopro e a distribuição de pirulitos com a marca do Rotary Club, bombons e a distribuição da cartilha “Histórias surpreendentes sobre a POLIO” – Uma aventura rotária e bonecos em papel cartão do personagem Zé Gotinha.


MAIS FOTOS EM WWW.FAMILIAROTARIA.COM.BR ACESSEM E CONFIRAM

SHELTERBOX BOX-BRASIL A CAMINHO DE MARCELÂNDIA-MT.

Membro da SRT – Shelterbox Response Team já estão a caminho da cidade de Marcelândiaem Mato Grosso.

Essa semana Marcelandia-MT foi atingida por um incêndio de imensas proporções que devastou praticamente toda a cidade deixando centenas de famílias desabrigadas.
As fotos mostram um pouco da terrível devastação.
Stuart Oates que estava no atendimento das enchentes do nordeste já está a caminho e chegará domingo dia 15 de agosto de 2010 às 10h30 da manhã em Cuiabá e será recebido pelo Governador de Rotary International - Distrito 4440 Serafim Melo que fez a solicitação de ajuda diretamente para a SHELTERBOX BRASIL.

Já estávamos atentos aos acontecimentos quando o Governandor Serafim nos telefonou e pediu apoio, Disse Marcos Buim, Diretor da Shelterbox-Brasil. Stuart irá verificar a real necessidade e qual a extensão da devastação para que a Shelterbox possa providenciar as barracas.





shelterboxbrasil@shelterbox.org.br
www.shelterbox.org.br




Para doar: Banco Bradesco - Agência - 0122
Conta corrente - 181604-7
Fav. Rotary Club São Caetano do Sul Olímpico
CNPJ - 55.059.885/0001-96Visite-nos:
www.shelterbox.org.br

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Rotary Club de São Miguel recebe na próxima terça (31) a Escola de Pais do município

O Rotary Club de São Miguel do Iguaçu vai receber em sua sede, a Casa da Amizade, na próxima terça-feira (31) o Presidente da Escola de Pais do município, Francisco Carlos Castanhel e sua equipe. Ele vai fazer uma palestra sobre o trabalho da entidade no município. O encontro será festivo com a presença de todos os rotarianos e seus familiares e terá início às 20horas.
O presidente do Rotary Club, Armando Luiz Polita, disse que a Escola de Pais de São Miguel faz um trabalho excelente. “Eles orientam principalmente as famílias sobre o tratamento na educação dos filhos juntamente com as escolas e as entidades da comunidade”.
Polita lembrou que o Rotary quer aprender qual a função da Escola de Pais e fazer com que ela seja divulgada cada vez mais. “O objetivo é fazer com que tenhamos cada vez mais uma melhor qualidade na educação dos pais e filhos”.


Desfile de 07 de setembro

Está confirmada a participação do Rotary Club no desfile de 07 de setembro em São Miguel do Iguaçu. O presidente Polita confirma que é uma demonstração de civismo que o clube presta no dia da Independência. “É preciso mostrar o trabalho que é feito pelo Club. Servir significa doar-se pela comunidade”.



AI: Ademir José Jung (8406-0108)
Data: SMI – 25-08-10

Café Colonial do Rotary Club de São Miguel foi além do esperado





O Café Colonial realizado no último sábado (14) no Centro de Eventos da Matriz de São Miguel do Iguaçu foi além do esperado pelos promotores do evento: Rotary Club, Associação de Senhoras dos Rotarianos (ASR) e Provopar. Pelos levantamentos extra-oficiais foram vendidos aproximadamente 500 ingressos e o lucro do evento será destinado a Fundação Rotária, entidade que paga a vacina contra a pólio em todo o mundo, e para o Provopar do município.
O presidente do Rotary Club, Armando Luiz Polita, disse que a participação da comunidade de São Miguel e região vieram alegrar cada vez mais o ambiente do café colonial. “Todos ajudaram para o sucesso do evento como os Rotarianos, a ASR, o Rotaract Club e o Provopar. Todos se esforçaram e conseguiram fazer esse trabalho maravilhoso”.
Polita lembrou que o recurso do evento, que acontece há mais de 30 anos em São Miguel, é destinado à Fundação Rotária e as entidades beneficentes que colaboram com o evento. “Assim ajudamos as pessoas mais carentes que precisam de nossa ajuda”.
A presidente do Provopar, Nailor Polita, destacou que foi um evento maravilhoso. “O público realmente compareceu e gostou dos diversos pratos servidos”. Nailor agradeceu a todos que de uma forma ou outra deram sua colaboração.


AI: Ademir José Jung(45-8406-0108)
Data: SMI – 17-08-10
Anexo fotos:
Foto: As pessoas se servindo no jantar.
Foto: A ganhadora da cesta de produtos colônias com o presidente do Club, Armando Polita, e presidente do Provopar, Nailor Polita.

Rotary Club João Pessoa Bancários participa de Seminário DQS em Natal/RN


Rotary Club João Pessoa Bancários participa de Seminário DQS em Natal/RN

O Rotary Club João Pessoa Bancários, participou hoje com uma delegação de 9 (nove) rotarianos do Seminário sobre o Desenvolvimento do Quadro Social que aconteceu no hotel Vila do Mar em Natal/RN.

Acompanharam-nos na viagem o Governador Assistente Hermann Cesar, a Secretaria do João Pessoa Sul Francinette Luna e os jovens Selena e Thiago do Rotaract Bancários.

O Seminário conduzido pela Governadora Tereza Neuma que fez a abertura cumprimentando os rotarianos presentes ao evento.

Dando inicio as palestras o EGD José Ubiracy falou sobre "O Desenvolvimento do Rotary", logo após Emanuelle Barreto discorreu sobre "Intercâmbio Rotário da Amizade".

Continuando as palestras Alberto Bittencourt falou sobre "Os grupos de companheirismo, e a Governadora Tereza Neuma discutiu com os presentes “A imagem pública do Rotary”.

Finalizando tivemos mais três palestras com a EGD Aldanira Barreto ministrando palestra sobre "Como criar um novo clube de Rotary”, o palestrante Semio Timene discorreu sobre Ryla, rotaract e interact a companheira Francinette falando sobre “O envolvimento com a comunidade” e a companheira Zita demonstrando um exemplo de NRDC bem sucedido.

A exemplo do que aconteceu no Seminário em Caruaru a governadora Tereza Neuma lançou um consórcio de um Paul Harris que foi vencido pela companheira Maria do Carmo do R C Igarassu.

Finalizando Tereza agradeceu a presença de todos e encerrou o Seminário DQS, convidando para o próximo Seminário que acontecerá em Garanhuns nos dias 06 e 07 de Novembro de 2010.


MAIS FOTOS EM http://www.familiarotaria.com.br/ EM JOÃO PESSOA NA PARAIBA

ENA –ENCONTRO NACIONAL DA AMIZADE EM FOZ DO IGUAÇU

Foi um sucesso,o Encontro Nacional da Amizade, realizado ,em Foz do Iguaçu de 19 a
21 de agosto de 2010, que reuniu as Associações de Senhoras de rotarianos em torno de
discussões e palestras de alto nível, enfatizando importantes temas como a atuação da
mulher na conservação da vida,o meio ambiente, a mulher educadora , Atitude e ação .

Organizado pela Coordenadoria Nacional das Entidades de Senhoras de Rotarianos ,
presidida por Mariza Notari , da Associação de Senhoras de Rotarianos de Cascavel –
PR, o evento reuniu cerca de 1.200 mulheres do Brasil e países vizinhos .

O encontro, que primou pela organização teve como característica a amizade e
companheirismo, demonstrados também em outras atividades como a documentária
da “Noite das Três Fronteiras “ ,o Jantar Árabe ,assim como as premiações oferecidas ;
cabendo a ASR de Blumenau o 1º lugar com o projeto “ GENEROSIDADE É O
MELHOR REMÉDIO “ .

Por: Marli Decker Cargnin-Relações Públicas do R.C.Cascavel União

com mais de 1200 mulheres aconteceu o 23º Encontro Nacional da Amizade


ENA ENCONTRO NACIONAL DE SENHORAS DE
ROTARIANOS:

MOMENTO DA PALESTRA PROFERIDA PELO DR. NELTON FRIEDERICH, discursando sobre o
meio ambiente, em especial sobre a " Deusa Agua, " e " O papel da mulher na preservação
da vida" , assim disse o palestrante:

“Sabe-se que reflexão não resolve mais, o que precisamos é ter atitude , se não existe vida
sem água, temos que adotar a cultura da água , e as mulheres, não avaliam o poder de
influenciar que têem " . Atitude significa compreeender que a água sendo vida urge sua
preservação.

E ainda:
" nosso foco deve ser a responsabilidade social e ambiental esta é a nova ética do
compromisso empresarial, que deve nortear uma empresa; nenhuma delas terá sucesso em 5
ou 8 anos se ela não tiver a responsabilidade social empresarial " .

R C Bancários promove Palestra sobre Maçonaria - Liberdade, Igualdade e Fraternidade

Homenagem Profissional para Corretores de Imóveis, Bancários, Fotógrafos profissionais e Maçons.

Durante a 8ª reunião do ano rotário 2010-2011, o Rotary Club João Bancários promoveu a entrega de certificação de Homenagem Profissional aos profissionais Corretores de Imóveis, Bancários, Fotógrafos profissionais e Maçons.

As homenagens acontecem no mês de Agosto pelas datas comemorativas do Fotógrafo (19), Maçon (20), Corretor de Imóvel (27), Bancários (29).

Receberam a certificação de Homenagem Profissional, os Corretores de Imovéis Carlos Eduardo dos Passos Macedo, Erivaldo Fonseca da Silva, Flavio Ferreira do Nascimento, Jarbas de Araujo Pessoa, José Euvaldo Padilha Bezerra, Marcelito Fidelis da Silva e Maria Auxiliadora de Santana Pessoa, a bancária Maria do Carmo de Medeiros da Cruz Fidelis, os fotógrafos Andre Lucio da Costa Braz e Rizemberg Felipe, além da psicóloga Maria Rizonete Gomes da Silva.

O Rotary entregou ainda a certificação de reconhecimento pelas ações desenvolvidas em prol da sociedade, através da Maçonaria representando fielmente o seu lema de Igualdade, Liberdade e Fraternidade aos maçons Francisco de Assis Marques, João Luiz Simão, José Gil de Carvalho, Marcelito Fidelis da Silva e William Cordeiro Gomes.

R C Bancários promove Palestra sobre Maçonaria - Liberdade, Igualdade e Fraternidade


O Rotary Club João Pessoa Bancários promoveu durante a 8ª reunião do ano rotário 2010-2011, palestra sobre “Maçonaria - Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, ministrada pelo Prof Francisco Nunes de Almeida, formado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba; Fez três pós-graduações, uma em Recife - PE, uma em Luca na Itália e outra em Belo Horizonte – BH; Participou de 47 curso com foco no aperfeiçoamento profissional, no Brasil e no exterior; Foi gerente regional do SEBRAE de Patos, Sousa e João Pessoa, assim como exerceu vários outros cargos na Instituição; Professor de Economia na Fundação Francisco Mascarenhas, em Patos. Professor de Economia e Administração na UFPB; Tem grande atuação quanto maçom; Atualmente Diretor da BRCONSUL, da Edificar Construções e professor da LUMEN Faculdades.

A reunião teve inicio com a oração rotária proferida pela companheira Geanni Rivia, logo após o presidente João Eduardo saudou a todos os presentes e agradeceu a presença do palestrante e dos convidados homenageados pelos dias do Maçon, Bancários, Corretor de imóveis e Fotógrafo.

Dando seguimento a reunião o Diretor de Protocolo Ednaldo Flor, convidou o palestrante Francisco Nunes de Almeida para apresentar a sua palestra sobre Maçonaria – Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Francisco Nunes fez um relato histórico das lutas empreendidas pela maçonaria nos séculos 19, 20 e 21 respectivamente para conquista da liberdade, igualdade e hoje engajada na busca da fraternidade.

Discorreu sobre o estreito relacionamento das instituições Rotary e Maçonaria na busca incessante pelo respeito as liberdades individuais do cidadão.

Finalizando conclamou a unidade das ações sempre com um mesmo objetivo em comum a bandeira da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade.

O Rotary Club João Pessoa Bancários certificou o palestrante Francisco Nunes de Almeida pela realização da palestra "Maçonaria – Liberdade, Igualdade e Fraternidade" e a todos os irmãos maçons presentes pelas ações desenvolvidas em prol da sociedade, através da Maçonaria representando fielmente o seu lema de Igualdade, Liberdade e Fraternidade.

sábado, 14 de agosto de 2010

Novo presidente para Rotary Intenacional Gestão RI - 2012-2013

O Comp.Sakuji Tanaka é o escolhido pela Comissão de Indicação de RI-2010, para dirigir os destinos de nossa honrada Instituição durante o AR-2012-2013.

Abaixo algumas informações sobre o Comp.Tanaka, extraidas do site de RI.


O Comp. Sakuji Tanaka, é associado do Rotary Club de Yashio, Saitama, Japão, foi escolhido pela Comissão de Indicação 2010 para ser o presidente do Rotary International em 2012-2013. Ele será presidente indicado no dia 1º de outubro se não houver nenhum candidato opositor.
Tanaka disse que quer ver o Rotary "continuar seu trabalho vital como a força motora que faz das comunidades lugares melhores para se viver."

Ele acrescentou que, para isso, o Rotary precisa de clubes atuantes e engajados. "Nós somos afortunados por termos nosso Plano Estratégico do RI revisado para fortalecer os clubes e fazer com que eles sejam sempre dinâmicos, participativos e relevantes neste mundo em constante mudanças."

Por 32 anos, Sakuji foi presidente da Tanaka Company Ltda., uma empresa de atacado que abriu capital na bolsa em 1995 e, mais tarde, passou por uma fusão com outros líderes atacadistas no Japão. Atualmente, ele é o vice-presidente da Câmara de Comércio da Cidade de Yashio e conselheiro da Arata Co. Ltda., atacadista do mercado de rações. Ele também presidiu a National Household Papers Distribution Association do Japão por oito anos. Tanaka estudou administração em Nihon Management Daigakuin e Tokyo Management Daigakuin.

Ex-curador da Fundação Rotária, foi chairman da Comissão da Convenção de Birmingham de 2009. Ele também foi diretor do RI, coordenador regional da Fundação Rotária, governador de distrito e membro da Força-Tarefa de Erradicação da Poliomielite, membro da Comissão de Fundo Permanente para o Japão e membro da Comissão Visão de Futuro.

Tanaka dotou uma Bolsa Rotary Pela Paz, e com sua esposa Kyoko, é Companheiro Paul Harris, Benfeitor do Fundo Permanente e Doador Extraordinário.

Ele recebeu o Prêmio Dar de Si Antes de Pensar em Si do RI e o Prêmio da Fundação Rotária por Serviços Eminentes.

Tanaka disse que a erradicação da pólio irá "cumprir a promessa feita às crianças do mundo" e acrescentou que não tem dúvida que o dia desta conquista chegará num futuro próximo.

Sakuji e Kyoko têm três filhos e cinco netos.

Os membros da Comissão de Indicação de 2010 são: John F. Germ, EUA (chair); Monty J. Audenart, Canadá; Keith Barnard-Jones, Inglaterra; Peter Bundgaard, Dinamarca; Frank C. Collins Jr., EUA; Rudolf Hörndler, Alemanha; Jackson San-Lien Hsieh, Taiwan; Umberto Laffi, Itália; Ashok M. Mahajan, Índia; Gerald A. Meigs, EUA; Paul A. Netzel, EUA; Samuel A. Okudzeto, Gana; Kazuhiko Ozawa, Japão; Noraseth Pathmanand, Tailândia; Themistocles A.C. Pinho, Brasil; Barry Rassin, Bahamas; e Barry E. Thompson, Austrália.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Curiosidade sobre Brasília - DF

Brasília é a capital do Distrito Federal e do Brasil. Mas não vamos confundir, Distrito Federal NÃO é um estado, é uma Unidade Federativa. Tem status de estado, mas não o é. E por que isso? Desde a constituição de 1891 a capital do Brasil é neutra, não pertencendo a estado nenhum. Portanto, Brasília é vinculada à União, ao país, e não a um estado.

Brasília é a única cidade do Distrito Federal. Talvez você já tenha ouvido falar da cidade de Taguatinga, Ceilândia, Sobradinho, Planaltina, Núcleo Bandeirante (ou Núcleo BandeiranteS, como o Luciano Huck insistia em chamar em uma das edições do Soletrando). Em Brasília elas são conhecidas como cidades satélites, mas na verdade são regiões administrativas de Brasília. Para quem é de fora entender, funciona mais ou menos como um bairro. Portanto, Brasília e o Distrito Federal são, na prática, a mesma coisa (apesar de "a burguesia da cidade" em geral não aceitar que quem mora em Planaltina vive em Brasília da mesma forma que quem mora no Lago Sul).

O local onde fica Brasília era originalmente território de Goiás. O Distrito Federal faz divisa com Goiás em quase toda sua extensão, porém também faz divisa com Minas Gerais.


Fonte(s): http://euquevivo.blogspot.com/2010/03/um-dia-de-furia.html

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Vejam o Vice-Presidente José Alencar participou de Rotary

CONHEÇA AS SIGLAS ROTARIAS

ABIJ – Associação Brasileira de Intercâmbio de Jovens
ABTRF – Associação Brasileira da “The Rotary Foundation”
AD – Assembléia Distrital
ADIRC – Assembléia Distrital de Rotaract Clubs
ADR - Associação Distrital de Rotary
ANP – Arquivo Nacional de Projetos
ASFAR – Associação de Famílias de Rotarianos
AVLER – Academia Virtual de Letras dos Escritores Rotarianos
BALIM – Banco de Alimentos
BCR – Banco de Cadeira de Rodas
BR – Revista Brasil Rotário
CAFEP – Campanha de Arrecadação de Fundos Para a erradicação da Pólio
CD – Conselho Diretor
CDA – Administração de Clubes e Distritos do Rotary International
CDFR – Comissão Distrital da Fundação Rotária
CER - Centro de Estudos Rotários
CIPP - Comissão Internacional Pólio Plus
CLE – Concentrated Language Encounter – Método de ensino aplicado no Projeto Lighthouse
CNR - Código Normativo do Rotary
CODIRC – Conferência Distrital de Rotaract Clubs
COL – Conselho de Legislação
COMBRAP – Comissão Brasileira de Assistência a Projetos Rotários
CONARC – Conferência Nacional de Rotaract Clubs
CP – Companheiro
CREI – Centros Rotary para Estudos Internacionais da Paz e Resolução de Conflitos
CRFR – Coordenadores Regionais da Fundação Rotária
D. – Distrito
DERI – Diretor Eleito de Rotary International
DIF – Desenvolvimento Integral da Família
DIIC – Departamento de Informação de Interact Clubs da OMIR BRASIL
DIN - Rede Informática Sobre Doações
DNVs - Dias Nacionais de Vacinação contra a Pólio
DQRS – Desenvolvimento e Retenção do Quadro Social
DQS – Desenvolvimento do Quadro Social
DRI – Diretor de Rotary International
EDRI – Ex Diretor de Rotary International
EGD - Ex Governador de Distrito
EPRC – Ex Presidente de Rotary Club
EPRI – Ex Presidente de Rotary International
ERA & EIA – Encontro Rotaractiano e Interactiano da Amizade
EREY – Recursos “Todos os Rotarianos Todos os Anos”
EVPRI – Ex Vice-Presidente de Rotary International
FDP – Fundo de Doações Programadas
FDUC – Fundo Distrital de Utilização Controlada
FR – Fundação Rotária
FRET - Fundação Rotária de Educação para o Trabalho
GA – Governador Assistente
GATS – Seminário de Treinamento de Governadores Assistentes
GD – Governador de Distrito
GDE – Governador de Distrito Eleito
GDI – Governador de Distrito Indicado
GETS - Seminário de Treinamento para Governadores Eleitos
ICT – Interact Club
ICUFR - International Computer Users Fellowship of Rotarians
IGE - Intercâmbio de Grupos de Estudos
IIJ – Intercâmbio Internacional de Jovens
IRB – Instituto Rotário do Brasil
IRL – Instituto Rotáry de Liderança
INTEROTA – Conferência Internacional Trienal do Rotaract
NRDC - Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário
NRTC – Núcleo Rotary de Trabalho Comunitário
OMIR-Brasil – Organização Multidistrital de Informação de Rotaract Clubs
ONGS - Organizações Não Governamentais
PDS – Projeto Distrital Simplificado
PETS - Seminário de Treinamento Para Presidentes Eleitos
PIJ – Programa de Intercâmbio de Jovens
PLC – Plano de Liderança de Clube
PLD – Plano de Liderança Distrital
PLOP – Países de Lingua Oficial Portuguesa
PNI – Programa Nacional de Intercâmbio
PRI – Presidente de Rotary International
RC - Rotary Club v RCT – Rotaract Club
RDA – Representante Distrital Assistente
RDI – Representante Distrital de Interact
RDR – Representante Distrital de Rotaract (ou simplesmente RD)
RFFA – Rotarians For Fighting Aids (Rotarianos pela Luta contra a AIDS)
RI - Rotary International
RIBI - Órgão Dirigente do Rotary International na Grã-Bretanha e Irlanda
RIBO – Rotary International Brazil Office
RIDES – Rede de Investigação e Desenv. em Saúde Tropical nos Países de Língua Portuguesa
RIMC – Coordenador do Quadro Social do RI
RIPFD – Iniciativa Rotária para População e Desenvolvimento
ROTEX – Grupos de ex-participantes do Intercâmbio de Jovens
RYE – Intercâmbio de Jovens do Rotary (Rotary Youth Exchange)
RYLA - Seminário de Rotary para Jovens Líderes
SE – Subsídio Equivalente
SCM - Serviços à Comissão Mundial
SDS – Subsídio Distrital Simplificado
SHARE – Sistema pelo qual os subsídios da Fundação Rotária são distribuídos
STAR - Treinamento Especial para Ação Rotária
3H - Subsídios "Saúde, Fome e Humanidade"
YEN – Rede de Emprego de Jovens
YEO – Dirigente do Intercâmbio de Jovens
Fonte:http://www.rotary4590.com.br/index.php/Siglas-Rota

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Intercambiária do Rotary de São Miguel conta como foi ficar um ano na Tailândia




A intercambiária do Rotary Club de São Miguel do Iguaçu, Amanda Schommer, fez uma apresentação aos rotarianos de como foi à experiência de ficar um ano na Tailândia.
Amanda conta que foram momentos únicos em sua vida onde se deparou com uma realidade completamente diferente. “Convivi com novos costumes, hábitos e um dia-a-dia diferente da nossa”. Ela lembrou que isso foi possível graças a este belo projeto do Rotary. “Graças ao Rotary Internacional pude fazer esse intercâmbio e enriquecer a história da minha vida”.
A mãe da intercambiária, Leoni Schommer, disse que no início foi difícil por não saber a realidade que a Amanda iria encontrar. “Com o passar do tempo víamos pelas fotos e internet que ela estava bem convivendo com pessoas especiais”. Leoni destacou que foi uma escola na vida da Amanda e que ela nunca irá esquecer. “Tudo foi maravilhoso e ela faria tudo novamente se fosse possível”.
O presidente do Rotary, Armando Luiz Polita, citou que a intercambiária foi levar na Tailândia a mensagem de Paz e Amor do povo brasileiro. “Acima de tudo mostrar a tradição e o costume do nosso povo”. Polita lembrou que o intercâmbio do Rotary ajuda muito no relacionamento dos povos divulgando sua cultura.
O Intercâmbio de Jovens do Rotary Club é destinado a pessoas de 15 a 19 anos. No período de nove a doze meses, os selecionados fazem intercâmbio em um dos países onde o Rotary está presente. Nesse programa são oferecidos pelo distrito anfitrião a estadia, escola, alimentação e passeios. Fica por conta da família do intercambista a passagem, o seguro obrigatório e o envio de US$ 100 por mês para suprir as necessidades pessoais do jovem.



AI: Ademir José Jung (8406-0108)
Data: SMI – 28-07-10
Anexo foto da Amanda fazendo apresentação aos rotarianos de como foi à experiência.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Rotarianos Motociclistas- IFMR-SA International Fellowship of Motorcycling Rotarians - South America Chapter

Companheiro
Você conhece o IFMR-SA?

IFMR-SA International Fellowship of Motorcycling Rotarians – South America Chapter
RotarIano Motociclista – Nosso lema é "Servir se divertindo"
Se você é rotariano e motociclista (independente do modelo de sua maquina), inscreva-se na pagina www.ifmr-sa.org.
Não custa nada e você fará parte de um grupo que esta crescendo a cada dia. Divulgue essa idéia no seu clube
Entre na pagina e conheça um pouco mais sobre a associação e cadastre-se.
Após o cadastro você receberá um email do site "Clube Eficaz" informando seu login e senha.
Este site faz o gerenciamento do nosso grupo no que se refere a parte administrativa.
O cadastro do nosso quadro social está todo nele e as informações oficiais, comunicados, atas, resoluções etc, todas serão enviadas diretamente por esse site.
Acesse http://www.clubeficaz.com.br/sys/ para fazer seu primeiro login.
Preencha corretamente seu cadastro e mude sua senha para sua maior segurança (sócios/minhas informações/meus dados).
Sendo ou não motociclista, divulgue no seu clube e vamos fortalecer essa idéia.

Abraços
Edson Carlos Flessak
RC Fco Beltrão III Milênio D4640

EGD Dalva Rigoni, Auschwitz - lição de vida para os jovens



Realizei um dos meus sonhos de viagem - conhecer Auschwitz - Krakow - Polônia.

Vocês podem estar se perguntando em que isto pode lhes interessar, mormente em um espaço onde se fala de Rotary.

E é exatamente aqui, pois Rotary se preocupa com a formação de lideranças, que me senti motivada a tecer algumas linhas sobre o dia que passei em Auschwitz - Birkenau na Polônia, o maior complexo de concentração e extermínio de seres humanos no século XX.

Como eu nasci em 1949, quatro anos após o término da II Guerra Mundial, tinha um grande interesse de ir até o palco dos acontecimentos que estremeceram o nosso planeta. Pode parecer estranho, mas foi meu presente de aniversário de 61 anos de vida - voltar à Alemanha após 13 anos que não visitava aquele país (já tinha ido 3 vezes) e conhecer "in loco" a história do Nazismo e, posteriormente ir para a Polônia.

Jovens rotaractianos, vocês são o nosso futuro. Nós apostamos em vocês e em sua liderança ética, amorável e, via de consequência, construtora da paz mundial, tão preconizada po Rotary International.

Na medida em que nós os mais velhos, não somente na acepção idade, mas na experiência vivenciada pela longevidade,apostamos em vocês - clique aqui e veja a coluna completa da companheira dalva