quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Feira de saúde dá início à campanha de imunização na Índia


Por Dan Nixon

Notícias do Rotary International
2 de fevereiro de 2010

---------------------------------


Lakshmi Mittal imuniza criança em uma feira de saúde em Nova Délhi. Sua esposa Usha (de turquesa), Deepak Kapur, presidente da comissão Pólio Plus na Índia (de gravata dourada) e o presidente indicado Kalyan Banerjee observam. O ex-presidente do RI Rajendra K. Saboo (de paletó marrom) segura a criança. Foto cedida pela comissão Pólio Plus da Índia
Rotary International on FacebookUma feira de saúde gratuita em Nova Délhi, Índia, ajudou a preparar o público para o Dia Nacional de Imunização (DNI) em 10 de janeiro.

Realizada em 7 de janeiro pelo Rotary Club de Delhi South Metropolitan, Délhi, com o apoio da Comissão Pólio Plus da Índia, a feira proporcionou a residentes carentes check-ups, consultas e informações sobre diversas doenças.

Feiras de saúde são muitas vezes realizadas antes dos DNIs na Índia para incentivar a população a participar das atividades de imunização contra a pólio. Rajashree Birla, associado honorário dos Rotary Clubs de Bombay e Mulund, Maharashtra, juntou-se a Lakshmi Mittal, que preside a Arcelor Mittal, a maior siderúrgica do mundo, e sua esposa, Usha, na feira de saúde de Nova Délhi. Birla e o casal Mittal são contribuintes do Desafio 200 Milhões de Dólares do Rotary.

"A consciência de famílias como a deles ajuda a inspirar as pessoas a doar àqueles que precisam", comenta o ex-presidente do RI Rajendra K. Saboo.

"A luta mundial contra a pólio está acontecendo principalmente em quatro países, e a Índia é um deles", afirmou o presidente indicado do RI Kalyan Banerjee. "É nossa responsabilidade agir com urgência para que as crianças na Índia, especialmente Uttar Pradesh e Bihar, não sejam vítimas da doença."

O curador da Fundação Rotária Ashok M. Mahajan, integrante da comissão internacional Pólio Plus, expressou sua admiração pela dedicação de Birla e do casal Mittal ao visitar a feira.

Birla -- cujo falecido marido Aditya Birla, fundou a empresa Aditya Birla Group, que faz parte da Fortune 500 -- contribuiu US$2 milhões ao desafio do Rotary. Ela agradeceu ao Rotary por trabalhar para atender as necessidades médicas da população carente. "Na Índia há muita disparidade na proporção de médicos por pacientes e por consequência muitas pessoas não recebem atendimento", ela explica.

Birla também chamou de inspirador o empenho do Rotary para erradicar a pólio. Ela incentivou as pessoas a promover a campanha de erradicação da pólio em sua área de influência, lançando mão de seus contatos para ter acesso a pais em favelas.

"Crianças da faixa etária de um a cinco anos devem ser imunizadas contra a pólio para não correrem o risco de ficar paralíticas pelo resto da vida", disse Usha Mittal, que fez uma contribuição de US$1 milhão ao desafio do Rotary. "Eu e minha família nos consideramos privilegiados por poder contribuir para livrar a Índia da pólio."

fonte:www.rotary.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário