quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Rotarianos encontram maneiras criativas de patrocinar projetos


Por Antoinette Tuscano
Notícias do Rotary International
5 de fevereiro de 2010
-------------------------------
O Rotary Club de Antananarivo-Ainga, Madagascar, lançou um projeto para proporcionar água potável a um vilarejo de 700 habitantes com o apoio da empresa Aquasure France, do Rotary Club de Saint-Etienne Horizon, na França, e da Fundação Rotária. O projeto de Subsídio Equivalente incluiu quase US$4.000 provenientes do FDUC do Distrito 1710 (França). Foto de Lova Ravoniarijaona Rotary International on FacebookEm meio às turbulências econômicas atuais, os rotarianos vêm encontrando maneiras originais de usar seu Fundo Distrital de Utilização Controlada (FDUC) para projetos de subsídios e parcerias com outros Rotary Clubs e organizações.

"O clima atual estimulou nossa criatividade e nos incentivou a trabalhar juntos", disse Judith Slawny, tesoureira do Distrito 6270 (Wisconsin, EUA) no grupo de discussão do RI no LinkedIn.

Richard Panyik, coordenador regional da Fundação Rotária da Zona 34, que cobre o Caribe e os estados americanos da Flórida e Georgia, disse que os governadores de distrito devem incentivar o uso do FDUC.

"O FDUC está parado em contas bancárias sem trazer nenhum benefício", ele argumentou.

Apesar de o orçamento de Subsídios Equivalentes da Fundação Rotária para este ano estar inteiramente comprometido, clubes e distritos ainda podem patrocinar projetos para ajudar comunidades usando seu FDUC. O uso do fundo exige um pedido de Subsídio Equivalente, no qual os patrocinadores se comprometem a dar dinheiro e contribuições do FDUC em vez de alocações do Fundo Mundial.

Larry Levenson, associado do Rotary E-Club de Southwest, no Arizona, EUA, disse que seu clube usou alocações do FDUC no patrocínio de um projeto de Subsídio Equivalente com um clube em Rajkot, Índia, para substituir bombas de água movidas a diesel por outras movidas a energia eólica. Em uma discussão no LinkedIn, Levenson explicou que as bombas puxam água do mar e depois que ela evapora os trabalhadores vendem o sal restante, o que lhes rende US$2 por dia, sua única fonte de renda. Antigamente eles tinham que gastar metade de sua renda em combustível e conserto das bombas.

A Parceria Caribenha, que começou no ano rotário de 2006-07 com a ajuda do ex-diretor do RI Milton Jones, é mais um exemplo de clubes juntando suas alocações do FDUC para uso em projetos de subsídios em cooperação com Rotaract e Interact Clubs. A parceria engloba 800 clubes caribenhos e americanos das Zonas 33 e 34 que trabalham juntos em projetos humanitários.

O ex-governador de distrito J.V. Vlass, presidente eleito da parceria, diz que clubes de outras partes do mundo são bem-vindos. Ele promoveu a iniciativa intensamente e conta que os rotarianos rapidamente compreenderam que "estamos todos juntos nesta iniciativa, somos todos parte da família rotária".

Vlass diz que é uma parceria de mão-dupla com clubes no Caribe ajudando clubes nos Estados Unidos e vice-versa.

Para informar-se sobre como usar o FDUC em projetos comunitários, clubes e distritos devem contatar seus governadores de distrito.

Fazer contribuições ao Fundo Anual para Programas através da iniciativa Todos os Rotarianos, Todos os Anos, é a melhor maneira de garantir a disponibilidade cada vez maior de Subsídios Equivalentes no futuro.

fonte: www.rotary.org


www.familiarotaria.com.br
www.twitter.com/familiatoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário