segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A Nigéria solta a voz contra a pólio


Fonte:www.rotary.org
Por Dan Nixon
Notícias do Rotary International
16 de fevereiro de 2010
---------------------------
Dan Maraya Jos toca uma música de promoção da iniciativa de imunização contra a pólio. Foto cedida por Busuyi Onabolu
Rotary International on FacebookHá mais de quatro décadas o músico folclórico Dan Maraya Jos vem tocando o coração da população nigeriana com suas músicas sobre temas sociais.

Ele já compôs mais de 1.000 músicas e lançou 150 discos promovendo com seu talento a Operation Feed the Nation (Operação Alimentemos Nossa Nação), o programa de educação primária universal e outras iniciativas nacionais.

Em janeiro, Dan Maraya foi nomeado embaixador do Rotary pela erradicação da pólio na Nigéria. "Ele sem dúvida se tornou uma lenda viva com sua música, que é hoje ouvida por todas as classes sociais de cidades grandes aos menores vilarejos", disse o presidente da comissão Pólio Plus da Nigéria, Busuyi Onabulu.

Dan Maraya também se apresentou em diversos países na África, Europa e Américas. Sua longa lista de prêmios inclui a medalha da República Federal da Nigéria e a Order of the Niger.

Dan Maraya já gravou três anúncios de utilidade pública para o rádio em uma versão regional da campanha do Rotary International "Só falta isto pra acabar com a pólio". Os anúncios são voltados para pessoas que falam a língua Hauçá, cuja cultura e tradição Maraya representa.

"O presidente Yar'Adua está chamando, o sultão de Sokoto está chamando, líderes tradicionais e religiosos estão chamando e o Rotary International está chamando todas as famílias para levar seus filhos menores de cinco anos para tomar a vacina antipólio", ele diz em um dos anúncios.

Estes esforços de mobilização social ajudaram equipes de vacinação a imunizar mais de 40 milhões de crianças durante os Dias de Imunização Plus da Nigéria, realizados de 30 de janeiro a 2 de fevereiro. Pela primeira vez a nova vacina oral bivalente foi usada, ela imuniza contra os dois tipos de vírus selvagens da pólio presentes no país: o tipo 1 e o 3.

A Nigéria é um dos quatro países pólio endêmicos no mundo (os outros são Afeganistão, Índia e Paquistão). Em 2009, a incidência de pólio na Nigéria caiu em mais de 50% em comparação com 2008. Apenas 13 casos foram reportados desde agosto.

"Isto significa simplesmente que agora temos acesso a mais crianças", diz Onabolu. "E o Rotary International, como catalizador da Iniciativa Global pela Erradicação da Pólio, está determinado a apoiar todos os esforços de mobilização da população para que todas as crianças sejam imunizadas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário