quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Rotarianos promovem campanha contra a pólio nas Cataratas do Iguaçu

Faixa instalada na passarela ficará exposta como forma de chamar a atenção sobre o tema.

Representantes do Rotary Internacional reuniram-se na manhã deste sábado, 20, nas Cataratas do Iguaçu para promover a imagem da campanha “End Polio Now”, para a erradicação da poliomielite no planeta. Ações semelhantes foram desenvolvidas na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, e também no Amazonas, no Brasil, bem como em outros pontos conhecidos do planeta, como, por exemplo, as pirâmides do Egito.

No local governadores e ex-governadores de Rotary do Paraná, acompanharam o Diretor de Rotary International, Antonio Hallage, até a passarela das Cataratas onde foi instalada uma faixa e que ficará exposta durantea semana como forma de chamar a atenção sobre o tema. O chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro, deu as boas-vindas ao grupo.

O evento também comemora os 105 anos de criação da organização surgida em 1905, na cidade de Chicago (EUA). O Rotary está em mais de 200 países e regiões, somando um total de 1,2 milhão de rotarianos.


Programa Pólio Plus
Entre todos os projetos que o Rotary tem encampado nestes 105 anos, o programa Pólio Plus, instituído em 1985, é o mais arrojado. Em mais de 125 países, a poliomielite mutilava ou matava todos os dias quase 1.000 pessoas, a maioria crianças.

Naquele ano líderes rotários instigaram a Assembléia da Saúde Mundial a aprovar uma resolução para erradicar a pólio, o que levou à formação da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio em 1988. Graças à generosidade e apoio dos rotarianos, o Rotary já contribuiu quase US$800 milhões para libertar o mundo da pólio.

O número de casos da pólio caiu 99,8%, de 350.000 casos ao ano em 1988 a menos de 2.000 atualmente, e em apenas quatro países a doença ainda é endêmica - Nigéria, Índia, Paquistão e Afeganistão. Devido aos esforços envidados pelo Rotary e seus parceiros, o mundo está prestes a eliminar o vírus selvagem da pólio.

(www.h2foz.com.br - Fotos: Adilson Borges)

Nenhum comentário:

Postar um comentário