quarta-feira, 3 de março de 2010

Clubes comemoram o 105º aniversário do Rotary

Por Arnold R. Grahl
Notícias do Rotary International
23 de fevereiro de 2010
---------------------------------------------


Acima: O Rotary comemora seu 105º aniversário dia 23 de fevereiro. Abaixo: Uma bola de futebol assinada pelo Arcebispo Emérito Desmond Tutu vai passar por 22 países como parte da campanha de conscientização Chute a Pólio para Fora de África lançada em 23 de fevereiro.

Rotary International on FacebookDe chutes de bola na Cidade do Cabo, África do Sul, à iluminação de ícones arquitetônicos com a mensagem End Polio Now, rotarianos no mundo inteiro estão comemorando o dia 23 de fevereiro, 105º aniversário da primeira reunião de Rotary Club.




Nesse dia em 1905, Paul Harris, Gustavus Loehr, Hiram Shorey e Silvester Schiele se encontraram e Harris contou a seus amigos seu projeto de fundar um clube. Este foi o humilde começo da primeira organização internacional de serviços humanitários que agora inclui mais de 1,2 milhão de associados e 33.000 clubes em mais de 200 países e áreas geográficas.

O Rotary International participou da celebração projetando a mensagem End Polio Now na lateral do prédio da sede mundial do RI em Evanston, Illinois, EUA, e planejando com os Distritos 6440 e 6450 a iluminação do prédio Wrigley no centro de Chicago na noite de 23 de fevereiro. O Rotary Club de Chicago comemorou seu próprio 105º aniversário logo após a cerimônia de iluminação.

Outros lugares escolhidos para servir de pano de fundo para a projeção do logotipo da campanha pela erradicação da pólio são a Pirâmide de Quéfren, no Egito; a Taipei Arena em Taiwan; a Catedral de Santiago de Compostela, na Espanha; a Capitania dos Portos na África do Sul; o Obelisco de Buenos Aires, Argentina; a barragem do Lago Maratona na Grécia; e o Palácio Real de Caserta, Itália.

Na Cidade do Cabo, uma das anfitriãs da Copa do Mundo de 2010, a campanha de conscientização Chute a Pólio para Fora de África vai ser lançada com o chute simbólico de uma bola de futebol assinada pelo Arcebispo Emérito Desmond Tutu, que teve pólio quando criança. A bola, que será leiloada, vai viajar por 22 países a caminho da convenção do RI em Montreal, Canadá, em junho.

Em Porto Rico, a câmara dos deputados aprovou a comemoração da semana do movimento rotário na semana de 23 de fevereiro.

Além disso, os clubes encontraram uma série de maneiras criativas de comemorar o aniversário do Rotary, também conhecido como Dia da Paz e Compreensão Mundial:

Associados de Rotary Clubs no Nepal participarão de um rally pela paz em Biratnagar.
O Rotary Club de Scottsbluff/Gering, em Nebraska, EUA, está comemorando o 105º aniversário do Rotary e o 90º aniversário de sua fundação com uma campanha de arrecadação de fundos para ampliar a biblioteca local.
O Rotary Club de Canton, Georgia, EUA, que realiza suas reuniões semestrais às terças-feiras, vai comemorar com bolo e uma doação de US$105 ao Polio Plus.
O Rotary Club de Tumkur City, Índia, ofereceu consultas dentárias aos alunos de uma escola da Cruz Vermelha para surdos e mudos.
O Rotary Club de Milledgeville, Georgia, EUA, convidou rotarianos, parentes, veteranos de guerra e membros da comunidade a participar de uma comemoração pelo Dia da Paz no prédio do tribunal do condado.
Os 21 distritos do Rotary International na Grã Bretanha e Irlanda vão participar da Semana de Agradecimento pela Vida que visa arrecadar fundos para a campanha Elimine a Pólio Agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário