terça-feira, 23 de março de 2010

Novidades no Programa Interact



Prezado(a) Presidente de Comissão Distrital do Interact,

Saudações! Tenho ótimas notícias sobre o programa Interact.

Na reunião de janeiro de 2010, o conselho diretor do RI decidiu ampliar a faixa etária do Interact para 12 a 18 anos. A decisão entra em vigor imediatamente. A norma atual diz que:

Quando o Interact Club for ligado a uma escola, o controle e a orientação por parte do Rotary Club patrocinador devem ser exercidos em total cooperação com as autoridades escolares, entendendo-se que o clube estará sujeito às mesmas normas e regulamentos estabelecidos por essas autoridades para todas as organizações estudantis e atividades extracurriculares. (Código Normativo do Rotary 41.010, 6).

Em alguns casos, estudantes com menos de 12 anos ou mais de 18 fazem parte de um Interact Club pré-universitário baseado em escola cujo corpo estudantil inclui jovens de diferentes idades e os sujeita às normas das autoridades escolares. Por exemplo, se um corpo estudantil é composto por estudantes entre 10 e 13 anos, um Interact Club baseado nessa escola pode ter associados desta faixa etária.

Em função desta decisão, iremos revisar os estatutos, o regimento interno e o formulário Interact Club — Dados para Certificado de Organização. Tais documentos serão postados em www.rotary.org/pt/interact no final de março.

O conselho diretor aprovou também as seguintes recomendações da Comissão Interact do RI de 2009-10. Peça a ajuda do governador e dos governadores assistentes para divulgá-las em seu distrito.

* Promova o programa Interact de modo a manter seu crescimento e continuidade. Utilize publicações, vídeos, internet, apresentações em clubes e outros métodos. Comissões distritais do Interact devem criar boletins distritais sobre o programa.
* Forme relacionamentos duradouros entre os Interact Clubs e seus Rotary Clubs patrocinadores. Designe rotarianos como mentores de interactianos. Convide interactianos para participar de reuniões do Rotary Club patrocinador e peça sua ajuda em projetos humanitários, como esforços de erradicação da pólio. Sugira a Rotary Clubs que formem uma comissão do Interact.
* Compartilhe com interactianos informações sobre o Rotary, para que desenvolvam interesse pela organização. Distribua aos Interact Clubs publicações rotárias como a carta mensal do governador, Rotary Leader e revista regional.
* Ajude interactianos de mudança ou aproximando-se da idade limite a encontrar um novo Interact Club ou um potencial Rotaract Club.
* Converse com os Interact Clubs do distrito para tentar desenvolver um projeto humanitário conjunto.
* Peça a interactianos para fazer apresentações sobre seus projetos em uma reunião de Rotary Club ou evento distrital.
* Reconheça rotarianos envolvidos em atividades do Interact.
Se tiver alguma dúvida, envie e-mail a interact@rotary.org. Faço os melhores votos de sucesso em seus empreendimentos.

Atenciosamente,

Annahita Ghaboussi
Coordenadora Sênior de Atividades Pró-Juventude

----------------
Lucas Silverio de Lima
Rotaract Clube de Magé, RJ
Representante Distrital de Rotaract 2009/2010
Distrito 4750 de Rotary International

Nenhum comentário:

Postar um comentário