terça-feira, 16 de março de 2010

Maiores, melhores e mais fortes

Por Jennifer Lee Atkin
Notícias do Rotary International
9 de março de 2010
-------------------------------


Os coordenadores do Rotary Nico de Boer, da Holanda, e Josefa Poláková, da Eslováquia, participam de uma discussão em grupo no instituto dos coordenadores do Rotary, que aconteceu em Chicago. Foto por Jamie Berg
Rotary International on Facebook'Maiores, melhores e mais fortes' foi uma frase muito ouvida semana passada durante o instituto dos coordenadores do Rotary (CR).

"Maiores, melhores e mais fortes representa uma mudança de comportamento, em vez de estrutural", explicou Nico de Boer, coordenador do Rotary da Holanda, que trabalhará com as zonas 13 e 18B. "É uma dinâmica positiva que ajudará o Rotary a alcançar seus objetivos.

O instituto de quatro dias em Chicago teve como enfoque a definição das responsabilidades dos 41 coordenadores do Rotary e como eles poderão ajudar os clubes e distritos a enfatizar as prioridades do Plano Estratégico revisado do RI: apoiar e fortalecer os clubes, dar mais enfoque e expansão aos serviços humanitários e aumentar a projeção da imagem pública da organização.

O plano foi revisado depois de muita pesquisa -- inclusive uma que envolveu 14.000 rotarianos do mundo inteiro -- que mostrou que os eles "querem clubes inovadores, vibrantes e crescendo", disse o diretor do RI Tom Thorfinnson durante a plenária de abertura do instituto. A frase "maiores, melhores e mais fortes" surgiu deste conceito, e os coordenadores do Rotary têm a tarefa de apoiar os clubes e distritos e transformar esta ideia em realidade.

"Os rotarianos querem mudança, mas precisam ser capacitados a seguir os passos práticos em direção a esta mudança", disse a canadense Dean Rohrs, coordenadora do Rotary para a Zona 24 Oeste. "E precisam adquirir o senso de propriedade para que a mudança ocorra."

Clubes maiores, melhores e mais fortes não dependem apenas do aumento do número de associados e programas, acrescentou Thorfinnson. Clubes maiores têm um quadro associativo diversificado que representa as pessoas da comunidade local, e fortes iniciativas de recrutamento e retenção de associados. Clubes melhores mantêm o equilibrio das Quatro Avenidas de Serviço do Rotary, têm bons processos de desenvolvimento de liderança e planejamento estratégico, e concretizam os valores fundamentais da organização.

"Eu considero a diversão um dos valores fundamentais", mencionou Thorfinnson.

"Ao tornar um clube melhor, provavelmente você descobrirá um clube maior também", disse o presidente do RI John Kenny, durante o evento.

O que é um clube mais forte?
A promoção de clubes mais fortes requer a capacitação dos líderes do clube e "fugir um pouco dos padrões", afirmou Thorfinnson. "Queremos clubes inovadores e flexíveis. O líder deve determinar onde o clube deve chegar e levá-lo lá."

Tom disse também que clubes mais fortes são em geral aqueles que agem para resolver problemas comunitários, desenvolvem e ficam conhecidos por seus projetos humanitários, e promovem as oportunidades de networking que os Rotary Clubs oferecem a seus associados.

Os coordenadores do Rotary serão uma das pernas de um banco de três pernas, apoiando os clubes, disse Duane Sterling, assistente do presidente do RI de 2010-11, que foi o moderador do instituto. As outras duas pernas são os coordenadores regionais da Fundação Rotária e o diretor do RI daquela zona.

"Os clubes que têm expectativas elevadas para seus associados são maiores, melhores e mais fortes", disse Bevin Wall, coordenador do Rotary da Zona 33 nos Estados Unidos. "Alguns clubes têm medo de gastar 10 dólares com uma boa ideia."

Mas ele disse que é importante que os clubes encontrem maneiras de promover a inovação, respeitando as tradições. "Nosso trabalho é ajudá-los a ter sucesso."

Os coordenadores do Rotary iniciarão seus mandatos no dia 1º de julho.

fonte:
www.rotary.org


acessem tambem
www.familiarotaria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário