terça-feira, 23 de março de 2010

O esforço contínuo de recrutar bolsistas


Notícias do Rotary International
15 de março de 2010
Por Peter Schmidtke

-------------
www.familiarotaria.com.br

Loa Magnusdottir, ex-Bolsista Rotary pela Paz do Distrito 1360 (Islândia), trabalhou para a comissão nacional islandesa do Unicef antes de seu ano de bolsa e realizou atividades que incluíram a filmagem de um programa televisivo em uma escola patrocinada pelo Unicef em Nairóbi, Quênia. Foto cedida por Loa Magnusdottir
Rotary International on FacebookBolsistas Rotary pela Paz e bolsistas da Fundação Rotária são o orgulho de seus distritos patrocinadores. Mas encontrar os melhores candidatos requer esforço estratégico contínuo.

Gudmundur Haraldsson, presidente da subcomissão de Bolsas pela Paz do Distrito 1360 (Islândia), conta que seu distrito mantem contato com a universidade local e organizações de serviços humanitários, coloca anúncios em jornais e confia em ex-bolsistas para informar e recomendar candidatos.

"A ênfase principal deve estar no histórico acadêmico dos candidatos, e em suas experiências e ambições de se envolver em atividades humanitárias", explica Haraldsson.

No Distrito 5890 (Texas, EUA), esforços de recrutamento resultaram em 36 bolsistas nos últimos dez anos, uma realização que Bill Balmore, presidente da subcomissão de bolsas educacionais do distrito atribui em parte à divulgação boca a boca e a esforços contínuos de estabelecimento de relacionamentos.

"A cada ano, perguntamos aos membros de nossa comissão se eles conhecem alguma pessoa de contato na universidade que possa divulgar nosso programa", diz Barmore. A comissão também envia kits informativos sobre a bolsa a todos os clubes no distrito.

O Distrito 5890 pede que seus Rotaract Clubs ajudem a recrutar candidatos e incentiva ex-bolsistas a fazer palestras em clubes e universidades.

Se for preciso reduzir o número de candidatos, Linda Lutz, presidente da subcomissão de Bolsas Educacionais do Distrito 6440 (Illinois, EUA), sugere usar entrevistas individuais não apenas para conhecer os estudantes, mas também para observar como eles interagem com os rotarianos.

Ela também recomenda enfatizar as vantagens únicas da experiência rotária, como a disponibilidade dos rotarianos antes e depois do período de bolsa. "Isto é uma vantagem enorme que outros programas de bolsas de estudos não oferecem", lembra Lutz.

Fonte: www.rotary.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário