sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Casa da Amizade



Nem todos sabem, mas as Casas da Amizade, como associação, surgiram do sentimentalismo do povo latino-americano, razão porque só existem Casas da Amizade no Brasil e em alguns países ibero-americanos, ou seja os países colonizados por espanhóis e portugueses.
É composta por senhoras de rotarianos, cuja ação principal é o da benemerência e a filantropia. No Brasil, a associação de senhoras de rotarianos, ou Casa da Amizade, é uma entidade civil considerada de utilidade pública pela lei 5.575/69. Tem seu emblema, estatuto e regimento próprio, sem qualquer vínculo com o Rotary Club.
As Casas da Amizade podem criar o seu emblema próprio e individual, porém não podem usar o nome e emblema do Rotary, isoladamente ou em conexão com o seu emblema, em bandeiras, flâmulas, crachás, cartazes, impressos e outros.
Oficialmente a posição das associações de senhoras de rotarianos, sob qualquer denominação, está restrita aos elogios e incentivos do Rotary Internacional, transcrito do Manual de Procedimento.
Extra oficialmente, os merecidos elogios e incentivos, são fartamente divulgados através da vasta literatura rotária em nosso país, onde contamos com mais de 1.800 Casas da Amizade, em reconhecimento ao eficiente desempenho das senhoras, notadamente, no campo da filantropia e da assistência social.
Definição de Casa da Amizade
Casa da Amizade, Associação das Senhoras dos Rotarianos ou outras denominações correlatas, é uma entidade formada, voluntariamente, por esposas e parentes de rotarianos, como sócias efetivas, e outras senhoras e senhoritas da sociedade, na qualidade de sócias cooperadoras, beneméritas e honorárias.
As Casas da Amizade ocupam-se de promoções sociais e beneméritas, e colaboram voluntáriamente, com as realizações comunitárias empreendidas pelos respectivos Rotary Clubs. Não possui qualquer vínculo com o Rotary, a não ser aquele decorrente do parentesco de suas sócias com membros do Rotary Club.

OS DEZ MANDAMENTOS DA CASA DA AMIZADE

1. Procure conhecer o Rotary; para sentir o ideal de seu esposo.

2. Comparecer às reuniões da Casa da Amizade; você vai conhecer melhor as suas companheiras e sentir o fortalecimento do companheirismo.

3. Comparecer somente não é o suficiente: o importante é participar.

4. Você entra na Casa da Amizade não como passageiro, mas para completar uma tripulação.

5. Dê sugestões, critique construtivamente: cem olhos têm visão mais profunda que dez ou vinte.

6. Aqui não há só tarefas grandes para pessoas excepcionais: toda tarefa, por pequena que seja, tem sua grandeza pelo toque de amor com que você executa.

7. Não diga: não tenho tempo. Os mais ocupados são os que dividem bem o tempo. Se não tivermos tempo para amar como poderemos nos doar?

8. Seu esposo será um rotariano entusiasta se sentir o seu ideal de servir.

9. Aqui prevalece a primeira pessoa do plural: Nós.

10. A Casa da Amizade será sempre uma ilha de ternura, companheirismo e solidariedade humana, na medida em que nós mantivermos viva a sua filosofia.

Fonte
www.distrito4440.com.br
www.familiarotaria.com.brwww.twitter.com/familiarotaria

Um comentário: