segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Rotarys apresentam Marco do Centenário

Rotarianos comemoram os cem anos de Rotary International, na fronteira,

com obra que representa os serviços realizados pelos clubes

e se integra ao visual turístico de uma das principais avenidas





Para marcar a comemoração do centenário, o Distrito 4640, tendo como governador o empresário iguaçuense Altino Voltolini, inaugura o Marco do Centenário, localizado no Largo do Rotary, junto à Praça da Paz, em 19 de fevereiro de 2005, nele simbolizando a união dos três povos da região trinacional. A obra, de Haroldo Alvarenga, é um presente à comunidade e aos turistas que visitam a Terra das Cataratas. A intenção do Marco Rotário, do Centenário, segundo o governador, Altino Voltolini, é ser uma referência para os rotarianos e para os turistas que visitam a cidade. Também um jantar comemorativo de confraternização entre todos os rotarianos e familiares, da área de abrangência deste distrito, encerra as comemorações. Neste evento, também, deverão estar participando pessoas cujas vidas foram beneficiadas graças ao Trabalho Rotário, além de pessoas das comunidades servidas, onde foram executados projetos comunitários.


O objetivo da instalação do Marco, é mostrar que na cidade existe a organização Rotary Club, onde o visitante poderá manter contato, e vivenciar companheirismo com rotarianos. Geralmente nos Marcos Rotários dos clubes, constam as informações de local, dia, e horário das reuniões do respectivo clube.



Próximo do Marco do Centenário, à esquerda da pista, ainda na Praça da Paz, está o Marco Rotário do Rotary Club Foz do Iguaçu "Costa Oeste", cuja obra tem a assinatura do artista Giovani Vissotto. O Marco representa a Costa Oeste, os rios Paraná e Iguaçu, a potência de Itaipu e a grandiosidade das Cataratas. Na obra, a simbologia representando os serviços sociais prestados pelo clube foi expressa por meio de um barco à vela. “A linguagem significa que com os companheiros que integram o clube, unidos, os objetivos serão alcançados. Seja nos altos mares ou na cidade em que está constituído o Rotary Club "Costa Oeste", conforme divulgação na imprensa.


www.familiarotaria.com.br
www.twitter.com/familiarotaria

A roda dentada do Rotary International, constante em todo e qualquer marco rotário, significa que durante as 24 horas do dia, em algum lugar do mundo, algum clube deva estar reunido, e reforça a idéia de que há muitas pessoas unidas por um bem social e disponíveis para ajudar o clube em seus propósitos para com a comunidade.



Como surgiu o Rotary



Em 1905, havia uma grande inquietação social com muitas proibições, como a Lei Seca, e muita injustiça social com muitos excluídos. A violência era extrema mesmo em plena luz do dia.

Surgiu, então, a idéia de se criar um clube sem endereço fixo cujos membros se reunissem semanalmente em locais diversos, de forma rotativa. Em cada semana, a reunião era feita no escritório, loja ou fábrica de um dos membros do clube. Essa rotatividade de locais de reuniões é que serviu de inspiração para o nome do clube: Rotary.

Inicialmente, os membros se reuniam apenas para conversar e trocar idéias. Entretanto, com o passar do tempo, perceberam que eles, enquanto grupo de pessoas, poderiam fazer alguma coisa para melhorar aquele caos reinante na cidade.

Entretanto, logo de início, verificaram que cada sócio tinha uma visão diferente de como realizar a melhoria. Um deles, comerciante, achava que a melhoria deveria ser implementada pela associação comercial onde ele era membro. O outro, membro da igreja, achava que a melhoria deveria ser social e que deveria ser implementada pela igreja.

Estruturaram, então, o Rotary com um Conselho Diretor com vigência de apenas um ano. Dentro da sua gestão, o Conselho Diretor tinha poderes para organizar as melhorias na forma desejada, chamando as ações de: Projeto. Assim, na gestão em que o presidente do conselho fosse o “comerciante” este poderia desenvolver o seu projeto a seu modo e ainda contar com a colaboração de todos os sócios do clube. Já na gestão seguinte, o "religioso" teria a chance de montar os seus projetos a seu modo e também contar com a colaboração de todos os sócios do clube. Dessa forma, no meio rotário, é comum ouvir-se que o clube tem a cara do seu presidente.

Assim, embora mude um pouco de direção, a cada ano o Rotary Club consegue realizar os seus projetos contando com a total força-tarefa de todos os seus membros. O ano rotário é de 1º de Julho de um ano, a 30 de Junho do ano seguinte.



A vantagem de se conhecer o Rotary



Para a realização de seus projetos, o Rotary International dispõe da Fundação Rotária, criada em 1917 no Estado de Illinois - EUA, com o objetivo de incentivar a compreensão e relações amistosas entre povos de diferentes nações, através da promoção de projetos tangíveis e eficientes, de caráter filantrópico, humanitário e educacional. Visa ainda a contribuir para a paz e a compreensão mundial. Rotarianos, ou não, podem participar de projetos da Fundação, como:

- Bolsas Educacionais - para um ano, ou mais, para curso de idiomas, ou para curso universitário, para não parentes de rotarianos;

- Intercâmbio de Grupos de Estudo - ajuda no envio de 4 jovens profissionais, maiores de 25 anos, acompanhados de 1 rotariano, para visitar e estudar outros países, sua gente e instituições;

- Subsídios para Professores Universitários - para professores rotarianos ou não, que se disponham a lecionar em faculdades de países de baixa renda;

- Voluntários do Rotary - auxílio para enviar rotarianos, rotaractianos, e ex-bolsistas da Fundação Rotária, para prestarem serviços profissionais em área carentes do exterior;

- Programa Saúde, Fome e Humanidade - projetos de grande porte, humanitários, de 1 a 5 anos de duração, em assistência médica, reabilitação, produção de alimentos, alfabetização, e treinamento profissionalizante;

- Campanha Pólio Plus - o maior projeto mundial do Rotary - erradicação da Poliomielite no mundo, levado a efeito em cooperação com programas nacionais;

- Subsídios Especiais Equivalentes - para projetos educacionais de pequeno porte, como pequenas construções, ou compra de equipamentos. Metade dos fundos provém dos clubes e distritos interessados, e a outra metade coberto pela Fundação Rotária até US$ 50.000;

- Programa Pró-Paz do Rotary - conferências internacionais, e atividades que discutem tópicos referentes à solução de conflitos, e à participação do público na implementação da paz.



O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir

como base de todo empreendimento digno.

FONTE: http://www.borkenhagen.net/efemerides/centenario.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário