quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

História do Rotaract - Fundação, Funcionamento e Afiliação


O que é o Rotaract

Rotaract Clubs fazem parte do esforço global do Rotary International em prol da paz e compreensão mundial e, a partir de suas comunidades, possuem grande abrangência de ação. Rotaractianos utilizam recursos disponibilizados pelo Rotary International e pela Fundação Rotária e se beneficiam do apoio administrativo providenciado pelo Rotary Internacional
Histórico
O Rotaract se desenvolveu rapidamente em sua curta e dinâmica existência. No início dos anos 60, os Rotary Clubs espalhados pelo mundo começaram a patrocinar grupos de jovens universitários em projetos de prestação de serviços. Em 1968, após considerar a relevância internacional de tais atividades implementadas pelos clubes, o então presidente do RI, Luther H. Hodges e o conselho diretor estabeleceram o Rotaract como programa oficial do Rotary Internacional, fundando o Rotaract Club de North Charlotte, EUA, em 13 de março de 1968. O programa cresceu e conta atualmente com 7.300 clubes em mais de 150 países. O quadro social é integrado internacionalmente por 145.000 pessoas de 18 a 30 anos de idade que trabalham em prol das comunidades, fortalecem relacionamentos pessoais e profissionais e colaboram para a compreensão mundial.
Objetivos
O Rotaract procura:
- Desenvolver qualidades de liderança e perícia profissional;
- Difundir o respeito pelo direito dos demais, com base no reconhecimento do valor de cada um;
- Reconhecer o mérito de todas as ocupações úteis como oportunidade para servir a sociedade;
- Reconhecer, praticar e promover padrões de ética, capacidade de liderança e responsabilidade profissional;
- Estudar e compreender as carências, os problemas e as oportunidades de servir na comunidade e no mundo;
- Propiciar oportunidades para atividades pessoais e em grupo com o objetivo de servir a comunidade e promover a boa vontade e a compreensão internacional
Como funciona?
Todas as iniciativas de projeto brotam das próprias necessidades da comunidade, e promovem a paz e a compreensão internacional através de amizades e trabalho em cooperação.
O Rotary oferece outras oportunidades?
Os rotaractianos também podem:
• Liderar a formação de Interact Clubs
• Participar dos seminários RYLA (Rotary Youth Leadership Awards)
• Candidatar-se a Bolsas Educacionais ou participar de Intercâmbio de Grupos de Estudos
• Tornar-se sócios de um Rotary Club
Os rotaractianos devem manter seus dados de contato sempre atualizados.
Saiba mais
Para obter mais informações sobre o Rotaract em sua comunidade, entre em contato com o Rotary Club mais próximo ou pergunte a um membro da equipe de funcionários do RI . Visite o Fórum de Discussão do Rotaract para acompanhar ou participar de discussões sobre projetos e atividades com rotaractianos do mundo inteiro.

Fonte: http://www.rotaract.org.br
http://www.familiarotaria.com.br
http://www.twitter.com/familiarotaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário